E disse Deus: “Façamos o homem
à nossa imagem, conforme a
nossa semelhança”.
Gênesis I:26
O ser humano possui todo o conhecimento ( a Sabedoria do Universo ) e para isso foi sabiamente criado, “à semelhança de Deus”.
Todos temos acesso a essa sabedoria mas precisamos reaprender o caminho para nos “ligarmos” novamente à Sabedoria que nos criou.
A proposta dos trabalhos aqui apresentados é a de incentivar que todos os seres humanos, através do conhecimento e do uso dos elementos disponíveis na Natureza, se “religuem” à esta sabedoria Suprema. Para isso, serão divulgadas algumas formas para que a ligação com o Eu Superior seja feita através de atos mágicos, de objetos ritualizados; das mensagens angelicais ( baralho e cartões dos Anjos), do estudo das Cores Pessoais para o auto-conhecimento e de outros instrumentos que se tornarem acessíveis.

30.10.12

Qual é o simbolismo dos elementos usados no Halloween?


ABÓBORA – Símbolo do renascimento, da ressurreição, pois é análoga à taça e ao caldeirão. Representa também a fecundidade, a abundância, a inteligência. A abóbora esculpida com face humana e tendo em seu interior uma vela acesa é a própria ressurreição que traz a luz, é o homem em renascimento no Ano Novo Lunar que se inicia, é a luz da mente ou ainda a luz espiritual.

FANTASIAS – Relembram os seres que passam pela brecha no momento exato da passagem de ano e pedem doces ou donativos, numa alusão às oferendas que lhes devem ser oferecidas, em visão moderna.

MESA - também deverá ter uma cesta com maçãs vermelhas, as frutas de Morgana. Ela simboliza o fruto da Árvore da Vida, do Conhecimento. Segundo os Druidas, a maçã é um fruto de ciência, de magia, e de revelação. Na mesa também deverá haver um bonito bolo. Ao seu lado será colocada a lista dos parentes e amigos que se foram para outra vida e que queremos homenagear. À meia-noite, ele será cortado e repartido dentro todos os presentes em memória destes. Por tradição celta, durante as festas de Halloween, não devem faltar vinhos e cervejas. Em tempos idos, por esta ocasião, eles também serviam a Hidromel, a bebida da imortalidade, que marcava importante presença durante o transcorrer dos festejos e ritos de Samhain. Infelizmente a receita desta bebida permanece oculta nos dias de hoje.
 
VASSOURA - Ela simboliza o poder feminino e é uma arma de limpeza elétrica, não um meio de transporte das bruxas ou feiticeiras. Estas vassouras são feitas de ramos de ervas especiais, escolhidas para a ocasião, que podem vir a ser uma mistura de ramos de louro, de alecrim e molhos de alfazema. Mas estejam atentos: elas jamais tocam o chão!

MORCEGO - guardiões da passagem para os domínios do imortais, uma vez que vivem em cavernas. Símbolos da visão extrasensorial.

ARANHA - representa o destino, pois fia os caminhos concretos e de realizações assim como os ilusórios, das dispersões.

VELHA CORUJA - é o símbolo da reflexão que domina as trevas.

SAPO - símbolo lunar, representa um atributo dos mortos e da magia.Está ligado, assim como a vassoura, ao poder feminino.

GATOS PRETOS - simbolizam a meditação, a autoconfiança, a independência e a liberdade.

CORES – O preto é uma cor sacerdotal, veste de inúmeros magos, bruxos(as), feiticeiros(as), enfim, sacerdotes em geral. O roxo é a cor que simboliza a magia ritualística, e se fazem presentes durante o Halloween. O laranja é a cor da vitalidade. Nesta noite acredita-se que seres de outro planos aproximam-se dos humanos para tentar vampirizar energia vital encontrada também na cor laranja.

BALAS, CHOCOLATES, E OUTROS DOCES - simbolicamente agradarão os pretensos seres que se farão presentes através das vestes fantasiosas dos convidados. Se estes doces agradarem a estes seres servirão, simbolicamente, de pagamento para que eles não perturbem o ambiente.

MANTO OU CAPA - simbolizam a invisibilidade, o esquecimento, o oculto ou o que deve ser ocultado.

MÁSCARAS - personificam os enviados de “outro mundo”. Elas são símbolos de identificação.

CHAPÉUS PONTUDOS - são símbolos de sagração dos sacerdotes.

Fonte:


Nenhum comentário: